sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

(Eclesiástico 6,5-17)

5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações.
6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil.
7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele.
8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição.
9Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar.
10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade.
 11Quando fores bem-sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados.
12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.
13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos.
14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro.
15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável.
16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo.
17Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.
__________________________

Já ouvi várias vezes que amigo de verdade é aquele que está contigo não só na alegria, mas principalmente na tristeza. Quem disse isso pela primeira vez, com certeza deve ter lido antes essa passagem...
Acredito piamente que nós seres humanos precisamos nos relacionar constantemente para termos uma vida plena, é nos relacionamentos que se encontra o crescimento. Mas, os ensinamentos de Deus nos mostra que devemos tomar cuidado até com os nossos amigos, pois nem sempre aqueles que parecem ser de confiança, realmente são.
Baseado nisso, leve para a sua vida: RESPEITAR A TODOS, CONFIAR EM POUCOS.

Carta aos Jovens - João Paulo II

Precisamos de Santos sem véu ou batina. 
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias.
Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.
Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A nossa língua...

Tiago 3

    1 Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros.

    2 Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.

    3 Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos.

    4 Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer.

    5 É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas. Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!

    6 A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.

    7 O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes.

    8 Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.

    9 Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.

    10 Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim.

    11 Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?

    12 Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.

    13 Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.

    14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.

    15 Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.

    16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.

    17 A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.

    18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.

__________________________

E não é?
A bíblia é o livro mais interessante já escrito, ela descreve os mais variados assuntos, nos aconselha, e nós procuramos tantas leituras menos proveitosas...
O que mais me admira é que  mesmo sendo escrita a anos, ela retrata a nossa atual realidade.
Estupro, fidelidade, sexualidade, violência, casamento, doenças, amor, desamor..siiiim! tudo isso, e muito mais, está presente neste livro sagrado.
Mas voltando a essa passagem tão importante, vemos como a nossa língua pode ser tão destrutiva.  E qual humano tem total controle dela? Nenhum!
Todos nós já dissemos coisas das quais nos arrependemos depois. Nossas palavras saem com muita facilidade num momento de furor, palavras impensadas que causam consequências, as vezes, por uma vida inteira!
Deus é tão grandioso que nos ensina até os nossos pontos fracos para que possamos corrigí-los. Por isso irmãos, pensemos antes de falar e agir! É claro que é difícil, mas nem por isso impossível.
Devemos pedir o auxílio de Jesus Cristo, Ele pode nos ajudar a ter controle sobre nós mesmos, é só pedir e acreditar.

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se. (Tiago 1: 19).

 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Olá!!! O levanta-te Jovem nasceu para mostrar a todos, e principalmente aos adolescentes, que a felicidade verdadeira existe sim! E que ela pode estar muito próxima, só esperando uma brecha para entrar em nossas vidas.

Se você procura um sentido real para a sua existência... se os prazeres do mundo te alegram por um período mas logo surge o vazio, as dúvidas, a angústia... Dá uma passadinha aqui pelo blog sempre que puder, as publicações aqui feitas tem muito pra NOS mostrar.

Booom pra que vocês entendam melhor vou contar uma história,

Eu tenho 23 anos, moro numa cidade de 13 mil habitantes, não sou rica mas sempre tive a maioria das coisas que eu quiz. Sou filha única, meu pai é falecido e eu moro com a minha mãe, tenho um apego enorme nela, que é uma pessoa boa, sempre teve que batalhar muito para me criar.

Eu nunca fui uma garota ligada a Igreja, acreditei em Deus desde sempre, mas seguir regras de uma Igreja ou outra não era comigo!

Fui batizada quando bebê, fiz catequese porque minhas amigas faziam, e acabei fazendo a 1ª comunhão e a crisma. Depois disso daria pra contar nos dedos as vezes que fui a missa. Fui em algumas Igrejas e nunca me senti mal em nenhuma delas, e eu sei o porque disso, todas pregam o bem e seguem a Jesus Cristo...

Mas minha vida começou a mudar quando uma amiga me convidou pra ir num retiro de 1º anúncio do grupo Carismático da Igreja Católica, eu nem sabia direito o que era isso, mas resolvi ir... Minha amiga tinha participado de um uns meses antes e ela mudou muito, mas eu achava que ela tinha ficado meio doida por tudo que vinha fazendo, e tinha certeza que nada do que me dissessem lá me faria mudar algumas coisas. Logo eu, que sempre andei com o grupinho mais badalado da cidade, amaava ir nas festas, dançar, beber, beijar, como a grande maioria dos adolescentes fazem. Isso pra mim era felicidade e nada nessa vida me faria mudar.

Foi tudo muito bonito os 2 primeiros dias de retiro, até me emocionei em alguns momentos, um padre carismático foi pregar e ensinou várias coisas da Igreja que eu nem sabia, como a existência do Santíssimo que ficava no altar, era pra ele que eu ajoelhava e fazia o Nome do Pai quando entrava na Igreja e eu nem imaginava, lá se encontrava Jesus Cristo presente na hóstia consagrada pelo Padre, como Jesus pediu que se fizesse na Santa Ceia  "E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. "  E explicou também que o primeiro Papa da Igreja foi Pedro, o discípulo pra quem Jesus disse: "tú és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Sendo assim, a Igreja Católica realmente foi a deixada por Ele. Tudo isso me fez feliz por ser católica, mas que fique claro que eu não tenho nada contra as outras Igrejas, tanto que minha mãe e toda a família dela é Evangélica.

Mas aquilo tudo era conhecimento que os outros me passavam.E Deus não estava satisfeito... Ele queria me mostrar muito mais. E foi no último dia de retiro que nos levaram pra uma capela improvisada e lá estava o Santíssimo, aquela hóstia envolta de um objeto dourado, todos louvavam, cantavam e rezavam, inclusive eu! Era mesmo emocionante, os Servos rezavam envolta de nós, encontristas, e muita gente começou a repousar, como diziam. Eu estava um pouco apreenssiva e ao mesmo tempo pensava " Senhor, eu estou aqui diante de Ti, tanta gente repousando, chorando, sendo realmente tocada, mas eu não estou sentindo nada muito forte..." eu me sentia mal, sei lá, achava que meu coração não era aberto o suficiente para que Jesus entrasse nele, mas continuei pedindo para que o Senhor mandasse seu Espírito Santo. Já percebia que era o final daquele momento, e eu lá, nem estava ajoelhada mais, e sim sentada de olhos fechados quando uma pessoa me pegou pela mão e me levantou, pela voz eu percebi que era um homem e ele me pediu um abraço e disse: " Não precisa ficar com vergonha de me abraçar, aqui é Jesus Cristo que te abraça", e Ele começou a dizer coisas sobre a minha vida, e sobre o meu passado, coisas que só eu lá no meu íntimo sabia. E isso não foi o melhor de tudo, a coisa mais incrível foi a sensação que tomou conta de mim...Eu nunca senti um abraço tão bom , eu tremia, aquela era a melhor sensação que eu senti em toda a minha vida... E eu fiquei lá abraçada por algum tempo, e nem tive curiosidade de abrir os olhos pra enxergar o homem que me abraçava. E depois disso eu chorei, acho que por pelo menos 1 hora. Foi tudo muito forte...

Aquele retiro mudou a minha vida da melhor maneira possível. Hoje eu sou uma pessoa realizada em termos de religião... E tudo me fez perceber que é preciso sim, seguir alguma, seja ela qual for, e se alimentar das palavras de Jesus Cristo,  estudá-Lo, nos deixar envolver por Ele e pelo seu divino Espiríto.

A história é bem comprida, mas essas são as partes mais importantes.

Pra finalizar preciso contar que eu não consegui sair totalmente da minha vida antiga depois do retiro, caí em tentação... Fiz coisas que eu sabia que eram erradas, mas hoje um ano depois o Senhor me chamou novamente...E me mostrou o tédio da vida imunda, a vida que pode trazer alegrias momentâneas, como nas festas, na bebida, nos relacionamentos egoístas. Mas nunca, nunca traz a real felicidade vinda do amor de Deus.

Eu estou de volta pra Glória de Senhor, e me sinto na obrigação de mostar aos poucos o que eu aprendi e tudo que ainda vou aprender.Porque quem vive a felicidade trazida por Jesus Cristo, deseja que todos aqueles a quem ama também viva!

Eu quero e preciso amar todos os meus semelhantes...

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" I João 4.20-21.