Eu até já fiz penitência algumas vezes na quaresma, mas sem entender direito os porquês, mas agora é diferente...
Quaresma é, de modo geral, o período de preparação do cristão para o dia mais importante, a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa.
Somos convidados durante esses 40 dias a fazer uma introspecção na nossa vida, afim de perceber-nos como filhos de Deus e não como filhos do mundo.
É tempo de oração, jejum e caridade.
Na oração, de coração aberto, nos aproximamos de Deus Pai nosso criador e seu Filho Jesus Cristo.
No jejum nos colocamos em sacrifício por Ele, que se sacrificou de uma forma muito mais intensa por nós.
Na caridade, colocamos em prática o amor que devemos ter uns com os outros.
Devemos "rasgar" nosso coração para que dele saia tudo de ruim: orgulho, rancor, maldade, falta de perdão, ambição, inveja... e assim resgatemos a pessoa boa que há em todos nós. Deixemos entrar o amor incondicional de Deus, que muitas vezes não conseguimos enxergar por causa dos nossos pecados, que criam verdadeiras barreiras entre nós e Aquele que nunca nos abandona. Nãããoooo Deus nunca nos abandona!!! Nós é que temos vivido distante Dele.
A quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas, que nos lembra que do pó viemos e para o pó voltaremos. Na minha opnião deveríamos relembrar isso todos os dias, para perceber que estamos nesse mundo de passagem, e buscar o crescimento espiritual para que sejamos dígnos da vida eterna, é uma questão de inteligência.Irmãos vamos viver e sentir a quaresma...e melhor ainda, vamos introduzí-la ao nosso cotidiano mesmo após esses quarenta dias.
Amém.